Navegação de posts

FPIX Realiza um dos Maiores Torneios On-Line de Xadrez do Brasil.

Foi realizado no dia 16 de agosto de 2020 às 17:00h de Brasília, pela FPIX – Federação Piauiense de Xadrez, a competição enxadrística Taça Cidade de Teresina – Internacional Xadrez On-line, edição online do tradicional Aberto do Brasil Taça Cidade de Teresina, realizado todos os anos em alusão ao aniversário da cidade de Teresina. Este ano, por conta da pandemia causado pelo Corona vírus, a competição que é uma das mais fortes do Brasil, teve sua realização em caráter especial na modalidade online pela plataforma chess.com. Foram 143 inscrições realizadas com a participação efetiva de 110 jogadores, dos quais, 71 participantes detêm título FIDE.

A gestão da FPIX tem investido forte no desenvolvimento do xadrez piauiense, contribuindo muito na elevação do nível do Xadrez Nordestino. Seu atual presidente, o Professor da UFPI Luís Carlos Sales apoiou o desenvolvimento de ações que geraram o surgimento de jovens talentos, consolidou o calendário de eventos anual, estimulou a criação de clubes e a realização de campeonatos nas cidades do interior. Com a Diretoria FPIX unida e empenhada, estruturou a realização de grandes eventos nacionais e internacionais de xadrez como o Aberto do Brasil e o evento em questão. O Grupo Operacional de realização deste evento online tem em seu organograma, além do Presidente FPIX Luís Carlos Sales, o treinador de xadrez CM Severino Januário, idealizador deste evento online e capitalizador de recursos, o árbitro oficial FPIX AN Júlio José e os organizadores Lázaro Miranda e Erasmo Marcio Falcão.

 

O Torneio

Taça Cidade de Teresina – Internacional Xadrez On-line

Clube: Taça Cidade de Teresina – Internacional Xadrez On-line

Torneio: Taça Cidade Teresina

CLASSIFICAÇÃO: Taça Cidade de Teresina – Resultados

BAIXAR PARTIDAS: Taça Cidade de Teresina – Partidas PGN

Com premiação estimada em R$ 3.000,00 (três mil reais) o torneio de Rating Aberto teve ampla divulgação nas redes sociais e sites de xadrez através da transmissão ao vivo oficial pelo canal do GM Krikor Mekhitarian que teceu explanações acerca dos enxadristas famosos, comentou partidas, lances e resultados assim como chamou atenção para a participação dos enxadristas piauienses que obtiveram excelentes vitórias e do desempenho do nosso jovens talentos. Acesse: http://www.twitch.tv/gmkrikor?sr=a. Houve mais duas transmissões ao vivo simultaneamente. Uma pelo IM Renato Quintiliano de Osasco, São Paulo, acesse: www.twitch.tv/quintilianor e uma transmissão internacional pelo IM Renato Terry da cidade de  Trujillo, Peru, acesse: https://www.twitch.tv/rterryl.

Após o término, a competição passou por um período de avaliação das partidas submetidas à comissão de arbitragem anti-Cheating e Trapaça com assessoria do GM Krikor Mekhitarian. Homologada com sucesso sem ressalvas ou detecção de trapaça, todas as partidas foram realizadas de forma limpa e com todos os participantes mantendo o respeito às normas estabelecidas no regulamento. Passou se para fase de pagamento das premiações. Todas realizadas com sucesso, inclusive as premiações para os jogadores dos outros países.

Os Vencedores

Vale destacar a participação de 17 países, dentre eles: Argentina, Armênia, Azerbaijão, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, Índia, Inglaterra, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Peru, Turquia e uma lista dos 12 primeiros colocados com rating chess.com a cima de 2700 pontos.

Converteu-se no torneio de xadrez on-line mais forte das Américas em todos os termos incluindo Nível Médio de Rating e quantidade de jogadores titulados, somando ao total 71 jogadores com título FIDE. Nenhum outro torneio de xadrez on-line desde o início das restrições causadas pela pandemia do Corona Vírus concentrou tantos GM, WGM, IM, WIM, MF, WMF, CM, WCM e Mestres Nacionais de Xadrez em uma única competição.

Os Campeões Absoluto

O Torneio obteve grande aceitação pela comunidade enxadrística nacional e internacional. Grandes Mestres, Mestres Internacionais e Mestres FIDE (masculinos e femininos) com destaque no cenário mundial participaram com empenho como uma das mais promissoras promessas do xadrez indiano, o prodígio GM Gukesh Dommaraju de 14 anos, os peruanos GM Jose Eduardo Martinez Alcantara, um dos mais fortes GMs das Américas e MI Renato Terry, o GM Vugar Rasulov e GM Gadir Guseinov do Azerbaijão, o paraguaio GM Axel Bachmann, outro nome de peso no xadrez latino e o tão aclamado brasileiro GM Alex Fier dão um forte exemplo de quão forte foi este torneio.

Competição Feminina

A participação feminina foi de grande qualidade tendo as armenas WIM Anna M Sargsyan e WFM Mariam Avetisyan juntamente com a brasileira WFM Julia Alboredo mostrando bons resultados e conquistando premiação. Outras jogadoras de destaque foram WIM Marisa Zuriel da Argentina assim como as mais fortes jogadoras de xadrez do Brasil. Nomes consagrados como WFM Regina Bonfim, WIM Juliana Terao, WIM Kathie Goulart Librelato, WCM Vanessa Gazola, WIM Larissa Yuki, WFM Ramyres Coelho.

Os Piauienses

Os jogadores piauienses abraçaram a oportunidade de jogar contra os mais fortes do Brasil e América Latina e participaram em peso do torneio demonstrando apoio e desempenho. A enxadrista Ana Clarissa Veloso foi a nossa melhor representante feminina. O piauiense melhor colocado na competição e declarado campeão local foi Lourenço Menezes, seguido por Maxdeilly Moura, Joaquim Xavier de Sousa Júnior, João Mateus Santos e Vinícius Pereira Carvalho. O atual Campeão Piauiense Absoluto Gidelson Amorim conquistou a 6ª colocação e Henrique Veloso, enxadrista do interior oriundo da cidade de Picos, considerado uma das maiores promessas de futuro para o xadrez piauiense classificando se como Melhor Enxadrista do Interior. Outras revelações de Teresina, Arthur Galvão que vem demonstrando uma evolução meteórica e Christian Luz que já tem grande experiência em eventos enxadrísticos nacionais, João Gabriel A. F. Pinto e João Paulo Pacífico mostraram a força jovem do xadrez piauiense justificando o trabalho da FPIX em buscar e incentivar novos talentos. Muitos jogadores consagrados, nomes como o Werton Bastos, Caio Sales, Sérgio Mendes, José Pacífico, Luca Correa, Lázaro Miranda, Felipe Furtado, Thiago Alves, Charles Cunha, os parnaibanos Israel Evangelista, Rodrigo Oliveira, Filipe Melo, Lincoln Marley, Erasmo Marcio Falcão, os freitenses Ramon Domingos e seu irmão Ronnyel Carlos juntamente com jogadores de diversas cidades do interior como Jeziel Vale, Michel Yan, Matheus Henrique, Bráulio Siqueira   jogaram e ganharam excelentes partidas até contra muitos jogadores titulados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.