Navegação de posts

III CAMPEONATO PICOENSE DE XADREZ 2021

          O III Campeonato Picoense de Xadrez 2021 é uma competição válida como Etapa do Campeonato Piauiense de Xadrez 2021 e contará pontos para o circuito de vagas para a Final do Piauiense no mês de novembro.

 

         O evento tem os seguintes objetivos: Determinar o Campeão Picoense 2021 Absoluto, Feminino e Sub 15, divulgar e Promover a prática do Xadrez na região de Picos que abrange muitas cidades vizinhas.

 

         Seguindo a orientação da Federação Piauiense de Xadrez – FPIX que tem um trabalho voltado a promoção do xadrez nas cidades do interior e o fortalecimento dos clubes das cidades o evento busca também promover o intercâmbio com enxadristas de outras cidades do estado e aperfeiçoar os níveis dos jogadores.

 

         Numa conversa bem agradável, Breno Alves, sócio fundador do Clube Picoense de Xadrez nos falou sobre o clube, a prática do xadrez em sua cidade, o trabalho da FPIX com as cidades do interior do estado e nos deu mais informações sobre o III Campeonato Picoense de Xadrez.

 

*** – – – *** – – – *** – – – *** – – – *** – – – *** – – – *** – – – ***

ERASMO – Você pode me dizer seu nome completo, idade, profissão e um breve resumo de sua trajetória no xadrez?

BRENO – Meu nome é Breno Silva de Oliveira Alves, tenho 25 anos e trabalho com Fisioterapeuta. Iniciei a prática do xadrez ainda criança com 5 anos de idade (lembrança mais antiga que tenho), participei de campeonatos intercolegiais em vários estados, como Ceará, Pernambuco e fui campeão no estado do Pará. Aos 20 anos virei professor no Instituto Monsenhor Hipólito, onde ministrei 4 anos de aula para a Seleção de Xadrez do Colégio. Atualmente, não estou dando aula, jogo apenas por amor ao esporte e organizo campeonatos juntamente com o Clube Picoense de Xadrez.

ERASMO – Vocês tem um clube organizado? Como funciona a prática do xadrez na cidade de Picos? Onde encontrar o Clube Picoense de Xadrez e qual a programação do Clube?

BRENO – Sim, a cidade de Picos PI conta com um projeto idealizado pelo o Henrique e aperfeiçoado por mim, Breno Alves, para criarmos um grupo. Onde nos reuniríamos semanalmente, religiosamente, com compromisso, infelizmente em lugares não certos, algumas vezes podemos nos localizar na praça. Temos atualmente um grupo no whatsapp, onde fornecemos toda as informações necessárias para você iniciante que queira participar.

Henrique Veloso

ERASMO – Quais são os melhores jogadores de xadrez de Picos atualmente? Pode falar alguma coisa de cada um?

BRENO – Atualmente, no meu ponto de vista, tem dois grandes jogadores, o Henrique, adolescente, 16 anos, conhecido no estado do Piauí por seu desempenho, foi meu aluno no IMH. Tem uma força de vontade e perseverança que não tenho dúvidas que continuando se esforçando chegará cada vez mais longe. O outro é o Anderson, dentista, pai e marido, não sei ao certo a idade, foi meu 2º professor de xadrez na cidade. Está afastado por motivos pessoais, onde vem enfrentando uma grande luta. Essa foi sua imagem para mim, batalhador e estudioso.

Professor Anderson

ERASMO – Quais os futuros projetos a serem realizados pelo clube de xadrez de Picos?

BRENO – Temos anseios em primeiramente ter um local fixo, seja de forma com aluguel (pequena contribuição dos alunos) ou de forma contratual. Iremos apelar ao poder público para termos uma resposta sobre esse ponto.

ERASMO – Sobre o III Campeonato Picoense de Xadrez, como ele será realizado, qual apoio está recebendo e quais são seus principais objetivos?

BRENO – O III CAMPEONATO PICOENSE DE XADREZ está sendo realizado com muita dificuldade, ante a pandemia. Esse ano, não podemos nos reunir nenhuma vez (Clube Picoense de Xadrez), contamos com apenas um campeonato interno e infelizmente não tivemos outros encontros. Porém, estamos realizando com anseio de ser maior do que os outros anos. Tivemos patrocínios de pessoas físicas, assim como pessoas jurídicas, sejam elas: Academia de Letras do Piauí, Drogaria União, Print Serigrafia e Cidades da Net. Queremos determinar o Campeão Picoense de Xadrez e aumentar nossa quantidade de aluno e os que já praticam melhora qualitativamente.

ERASMO – O campeonato Picoense está em sua terceira edição, quais foram os dois primeiros campeões da cidade? Pode nos falar m pouco sobre eles?

BRENO – A primeira edição, o campeão foi eu, Breno Alves. A segunda edição, onde esteve presente cidades vizinhas, foi o Luís Felipe Furtado.

ERASMO – Sobre os demais jogadores do Estado do Piauí, quais os enxadristas piauienses você mais admira?

BRENO – Tive contato com o Luís Felipe Furtado em 2019, campeonato intercolegial, onde convidamos para ser o árbitro no campeonato. É um jogador incrível e muito talentoso, desde o ano de 2018 até os dias de hoje, o respeito e admiração por ele aumenta. Desejo forças para ele, que vai competir agora em Brasília e que seja um piauiense nos representando nacionalmente.

ERASMO – Como você avalia o trabalho da FPIX em relação ao incentivo dado aos clubes das cidades do interior? Quais pontos positivos e negativos para você dentro da sua realidade?

BRENO – Trabalho com outro esporte e avalio o trabalho da Federação, como a melhor federação que já pude trabalhar. São positivos, prestativos. Não vejo lado negativo da gestão da Federação e não tenho alguma crítica para ofertar. Todos os requisitos solicitado por nosso grupo foi atendido com celeridade e integralidade.

ERASMO – Recentemente, Ramon Domingo, da cidade de José de Freitas foi o campeão de uma etapa do Campeonato Piauiense de Xadrez 2021. Um feito jamais alcançado por um enxadristas do interior. Na sua opinião, isso reflete o trabalho da FPIX em apoiar e incentivar os clubes das cidades do interior? Como esse trabalho também influencia o xadrez na região sul do estado?

BRENO – Não tenho dúvidas que essa crescente onda de apoio da FPIX para os interiores impacta dessa forma, positiva. Também, não podemos esquecer claro, do seu desempenho pessoal. Ótimo enxadrista [Ramon] e que fará um bom campeonato no piauiense.

ERASMO – Para encerrarmos… Qual a sua mensagem para os novos enxadristas de sua cidade?

BRENO – Vamos participar do nosso grupo, não temos requisitos de idade, nem nível. Temos integrantes experientes, assim como iniciantes que quer crescer junto com você. Não desista, o esporte começa a dificultar quando você começa a melhorar. Um abraço e conto com todos vocês no nosso campeonato que será realizado dia 16.10.2021.

*** – – – *** – – – *** – – – *** – – – *** – – – *** – – – *** – – – ***

O III Campeonato Picoense de Xadrez 2021 acontecerá no dia 16 outubro na ALERP, Praça João de Deus Filho, centro de Picos.

Para maiores informações, procurar:

89 98138-7806 (Breno Alves)

As inscrições podem ser feitas antecipadamente clicando aqui.

Veja aqui o Regulamento.

 

GALERIA DE IMAGENS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.